PALAVRA PASTORAL
Pr. José Carlos Santos
"Descendo ao Vale de Jaboque"
A vida de Jacó pode ser vista em dois tempos: antes de Jaboque, quando havia desordem, e depois de Jaboque, começou a ser arrumada. A vida de Jacó tinha só aparência, mas internamente estava em desordem. Aplicava-se na vida de Jacó a palavra do profeta ao rei Ezequias: “Põe em ordem a tua casa” (II Reis 20.1). Jacó estava no meio de sua caminhada em direção à promessa divina e, há muito tempo, precisava ser tratado por Deus. Foi a sua passagem pelo vale Jaboque que mudou a sua vida e o conduziu a Peniel.
Cada um de nós passamos em algum um tempo no nosso Vale de Jaboque - para sermos tratados por Deus, a fim de que alcancemos um novo tempo, vendo Deus face a face, e assim podermos ser bem sucedidos ao nos encontrar com os nossos Esaú’s - (desafios e conquistas) e finalmente chegarmos a Peniel de Deus e alcançarmos a completa vitória em Cristo.
Que possamos nos dispor a descermos no nosso Vale de Jaboque e lutar com Deus, fazendo o que for preciso - pagando o preço, durante o tempo que necessário for, até que sejamos abençoados por Deus e possamos dizer: Chegamos ao nosso Peniel. Este é o tempo de recomeçar com Deus, nos relacionamentos, no casamento, na família e no trabalho. Haverá reconstrução de tudo o que o diabo destruiu; Tempo de coisas novas e surpresas de Deus no meio do seu povo. Tempo de avivamento e autoridade para vencer. Haverá um desatar do que estava travado. Haverá maior unidade e responsabilidade na Igreja.
Como pode o Peniel de Jacó ser aplicado a nós?
Muitos de nós nos orgulhamos de nossas habilidades, capacidade física e intelectual. Deus arranja muitas oportunidades nas quais essa força natural é exposta. Um dia, ao cruzar o vale de Jaboque, você terá esgotado sua habilidade e o verdadeiro apoio de sua vida natural será exposto. Nessa hora, a mão de Deus tocará em você e lhe mostrará onde sua força natural reside.
Você perceberá seus mais feios, malignos e vergonhosos desejos e projetos pessoais. Aquilo que você se orgulhava, aquilo em que se gloriava e de onde tirava satisfação, e o que considerava excelente e superior está agora sob o iluminar da luz de Deus e descobre-se que nada mais é do que a vida carnal, a qual é vergonhosa, corrupta e desprezível.
A força da vida natural está escondida na ostentação de muitos cristãos.
Lute no dia a dia como príncipe e permaneça na presença de DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário