segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ZICLAGUE: A CIDADE DO DESESPERO E DO SUCESSO

Pastor presidente
José Carlos Santos

“Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul e a Ziclague, e tinham ferido a Ziclague, e a tinham queimado a fogo. E tinham levado cativas as mulheres e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram tão somente os levaram consigo e foram o seu caminho... E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer”. (I Sm. 30:1,2 e19) Bíblia: Versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel

O que você faria se um dia chegasse em sua casa e ela estivesse totalmente incendiada? Seus bens tivessem sido saqueados? Seus filhos e filhas sequestrados? Ou seja, se tudo estivesse destruído, qual seria a sua reação? No estudo a seguir, você vai descobrir como foi que um homem de Deus reagiu e quais foram as atitudes que ele tomou em um momento de crise.

Vejamos, os amalequitas, citados no texto acima, representam toda força do mal que veio sobre a Cidade de Ziclague. Davi e seu pequeno exército estavam voltando de uma batalha. O texto relata que quando ele chegou a sua cidade encontrou as casas queimadas, seus filhos e esposa haviam sido sequestrados e os animais também foram levados pelo inimigo.
Agora, Davi e os seus soldados estavam sem esposas, filhos, bens e sem casa para morar, ou seja, tinham perdido tudo. Quando eles viram aquela cena começaram a chorar, até não haver mais força, nem mesmo para chorar. Os sentimentos dos soldados eram de angústia, ódio e amargura. Alguns começaram até agredir uns aos outros e hostilizar o líder, Davi.
Hoje, quantas pessoas estão dessa mesma forma, vivendo momentos de perdas, prejuízos e angústia. Muitas delas chegam a ficar doentes, estressadas, cansadas, oprimidas, angustiadas e partem para agressão e violência.
Observe que o inimigo atacou a vida financeira daquele povo, pois levou tudo: ovelhas, gados e os bens materiais e como se não bastasse, também atacou a saúde dos moradores de Ziclague. Davi e seus soldados ficaram angustiados e logo ficaram estressados e deprimidos.
Outra área que o inimigo investiu pesado foi na vida familiar. Além de queimar as casas e destruir os lares, o adversário levou cativos os filhos e as esposas, destruindo centenas de casamentos.
Finalmente, o inimigo destruiu muitas amizades. O texto sagrado diz que Davi se angustiou, porque seus próprios amigos falavam em apedrejá-lo.
Essas foram as áreas atingidas pelo seu inimigo. Vejamos, que tristeza, quanto aborrecimento!

O inimigo é cruel, ele age sem dó
Neste mundo existe uma legião de entidades malignas, que usam toda maldade para destruir você e sua família. O inimigo vem para ferir, agredir emocionalmente e abalar sua fé.
Ele quer levar cativos você e sua família. Muitos não percebem, mas já foram acorrentados com as drogas, vícios, prostituição e entretenimentos, que o mundo fartamente oferece.
E você...? Vai ficar quieto? Vai aceitar esta derrota?
Quando o inimigo enfraquece a família, consequentemente, ele enfraquece a sociedade. Quando ele rouba os filhos, também rouba a família. Não existe uma sociedade forte, se a família for fraca.
A referência bíblica estudada relata que os inimigos já estavam celebrando a vitória: bebendo, comendo e dançando, quando Davi partiu para o combate.

O inimigo estava fazendo festa com os bens do povo de Deus
O inimigo celebra quando ele impõe uma derrota na família. Quando o marido briga com a esposa e um dos dois fala em dormir no outro quarto ou mesmo em sair de casa. O adversário faz a maior comemoração, quando consegue levar um jovem para as drogas, bebida ou para uma vida de devassidão.
Mas o que fazer, quando você percebe que sua família está sendo atacada? Seu casamento abalado? Ou quando um perde o encanto pelo outro?
O segredo, à luz do evangelho de Cristo, é agir como Davi. Cruzar os braços, ficar indignado, desistir, ficar calado diante da derrota ou agredir os lideres não resolve a questão.
Davi chorou, mas logo percebeu que chorar não ia resolver nada. Então, ele buscou a presença de Deus em oração e partiu para o contra-ataque.

Parte para a luta!
Quando foi a última vez que você orou pelo seu casamento, pelos seus filhos ou pedindo a Deus pela restauração da sua família?
Quem ora está dizendo para Deus que não aceita a derrota. Quem ora sabe que Deus não desampara o justo. Quem ora sabe que Deus responde às orações daqueles que lhe clamam de dia e de noite.
Davi entendeu isto muito bem e buscou conforto no Senhor.
Davi não se animou para derrotar o seu inimigo, mas animou-se para cair de joelho diante de Deus, pois sabia que só para Deus tinha a solução e não adiantava colocar culpa em outras pessoas.
Assim como Davi, você também pode alcançar seu inimigo através da oração, jejum, súplica e perseverança. Tudo que o inimigo havia roubado, Davi recuperou e voltou feliz. É tempo de lutar com oração. Foi assim que Davi venceu e é assim que você vencerá.
Então, não desista! Ainda que o inimigo tenha roubado tudo que você possuía, ore e vá buscar tudo de volta. Deus está contigo nesta batalha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário